Ter autonomia e liberdade na profissão é um sonho frequente de grande parte dos trabalhadores, seja em qualquer campo de atuação.
No caso do mercado editorial, o autor independente é aquele que não tem vínculos com as grandes editoras tradicionais, ou seja, que se desprende de obrigações contratuais e posiciona sua carreira a partir da própria visão.
É escritor e está disposto a assumir as outras responsabilidades relativas ao processo de produção e distribuição de livros? Siga estas dicas que a Epublik preparou de maneira especial e seja também um autor independente.
Ser um autor independente de livros é desafiador. O escritor sem vínculo contratual é o protagonista de todo o processo de criação, revisão, publicação, distribuição e promoção do seu próprio “produto”, sem o envolvimento e as intervenções de uma editora em nenhuma dessas etapas.
Escritores contratados por editoras de renome no mercado editorial não costumam participar de todos esses passos. Geralmente, após a entrega dos originais dos textos para um editor, no máximo opinam sobre a arte da capa e as demais ilustrações e participam da divulgação, com entrevistas e presença em feiras literárias.
E mesmo nessas fases, as editoras oferecem o apoio integral de uma numerosa equipe de profissionais de diversas áreas, como:
Editores;
Revisores
Designers;
Ilustradores;
Assessores de imprensa;
Publicitários;
Distribuidores.
Sem o suporte vindo de uma editora, o autor independente tem duas opções:
Ter o espírito “do it yourself” (faça você mesmo, em tradução livre) e cumprir as funções de todos os profissionais, inclusive de envio dos livros pelo correio aos compradores;
Contratar ele mesmo profissionais da área, como revisores e designers, pagando-os com o dinheiro do próprio bolso, de preferência com rendimentos dos livros vendidos.
Se as suas veias empreendedora e escritora estão lado a lado, você tem todos os quesitos para ser o dono da própria carreira de autor independente.
E saiba que as vantagens de tomar as próprias decisões são muitas, como estas a seguir:
Editoras de grande alcance não costumam dar espaço a escritores de vanguarda e que não tenham características mais comerciais em sua produção literária.
Escolher a independência é, principalmente, ter autonomia sobre o que e como está sendo dito na história relatada nas páginas do livro, com uma maior liberdade artística.
O autor independente tem maior poder decisivo sobre o livro como produto, indo além da escrita. Como será o material escolhido, projeto gráfico, os estabelecimentos parceiros (físicos e digitais), modelo de distribuição, ações de comunicação, canais de divulgação, estratégias de marketing, etc.
A proteção absoluta dos direitos autorais da própria obra intelectual é o que faz muitos autores optarem pelo caminho da independência. Desse modo, são resguardadas e limitadas as possibilidades de uso e reprodução por outras pessoas, garantindo a integridade e o retorno econômico do trabalho literário.
Editoras costumam lucrar bastante com a venda de livros, enquanto os autores contratados ganham uma porcentagem de royalties que chegam, no máximo, a 10% sobre o lucro líquido do livro. Autores independentes com auto publicação garantem a margem de lucro total.
Se a intenção de quem está começando na carreira literária é conseguir aparecer para o mercado editorial, é necessário que o primeiro passo seja dado como autor independente.
Isso porque é difícil conquistar espaço em editoras tradicionais sem ter uma carreira construída anteriormente.
Mas não tenha medo de colocar as ideias na tela do computador: quem sabe assim você se destaca e se transforma na próxima revelação da literatura brasileira?
A plataforma de auto publicação da Epublik é ideal para autores independentes.
Com a utilização das ferramentas disponíveis, o escritor faz a correção ortográfica, personaliza a capa e a contracapa, tem acesso a um imenso banco de imagens, cria capítulos e páginas em destaque, e muito mais. É tudo sem burocracia e com link direto com entidades para emissão de ISBN.
E as notícias boas não param: Seja dono da própria história com a Epublik!