E Vermelho
Dicas
Capítulo por Capítulo

Método capítulo por capítulo: essa não é uma regra ou ferramenta da plataforma, mas, sim, uma dica de quem viveu muitos anos o mercado editorial sobre como otimizar o uso da plataforma. Mesmo que você já tenha um texto completo, existem muitos benefícios de subir o texto na plataforma capítulo por capítulo:

1 – Revisitar o que foi escrito, utilizar pontualmente a ferramenta de revisão para aprimorar o texto e chegar à melhor forma para contar aquela ideia.

2 – Entender melhor a condução do seu texto e perceber se o ritmo da narrativa está correto e se tem coerência e correlação entre um capítulo e outro.

3 – Avaliar se o artigo ou publicação científica está cumprindo a ordem correta de acordo com a metodologia científica.

Como posso vender o meu projeto

Quase todo escritor sonha em ver seu conteúdo divulgado e comercializado. Porém, permanecem em dúvida sobre o que é preciso para chegar a esse objetivo e acabam se desmotivando e desistindo do seu projeto. A verdade é que a forma de se consumir conteúdo vem sofrendo mudanças profundas e o mercado se esforça continuamente para se adaptar a este novo cenário. Pensando nisso, a Epublik trouxe ao mercado a mais revolucionária ferramenta para que os autores possam criar e produzir seus conteúdos e, com isso, tenham autonomia e liberdade para definir sobre o uso de suas criações, incluindo decisões sobre sua comercialização. A Epublik não realiza ou orienta o processo de comercialização dos conteúdos em sua plataforma, mas entende como é de extrema importância que todo autor tenha conhecimento sobre este novo ecossistema de possibilidades de comercialização de obras literárias.

Primeiramente é preciso ter ciência de que qualquer livro, em formato impresso ou digital, só pode ser comercializada no Brasil e no mundo se a mesma possuir o registro do ISBN (International Standard Book Number), que refere-se ao código identificador de uma publicação monográfica junto ao comércio livreiro e junto ao acervo da Biblioteca Nacional, através da CBL (Câmara Brasileira do Livro). O processo pode ser feito diretamente pelo próprio autor no site da CBL (https://www.cblservicos.org.br/isbn/) e envolve também o pagamento de uma pequena taxa à CBL.

A comercialização de publicações pode acontecer de diversas maneiras: por meio da venda clássica de livros impressos, que pode ser feita diretamente pelo autor, por representantes livreiros, distribuidores ou lojas especializadas; ou através de versões digitais destas obras, comercializadas em sites específicos ou marketplaces.

Neste sentido, é oportuno destacar a expansão do hábito de leitura pelo uso de leitores digitais, como o Kindle, Lev ou Kobo, além de computadores e celulares que se utilizam de formatos digitais (e-books) para uma melhor experiência ao leitor. E, também, a fortíssima expansão dos marketplaces como relevantes canais de vendas e distribuição dos livros impressos e digitais, superando até mesmo as lojas físicas.

Essas mudanças abrem espaços para que novos autores possam criar e produzir seu próprio conteúdo. Para eles, este novo cenário amplia as oportunidades e reduz diferenças na promoção das obras entre novos autores e autores consagrados, particularmente nos canais de venda virtuais. E para que um autor possa usufruir deste novo ambiente em benefício da monetização de seu trabalho literário, é importante que entenda um pouco mais sobre os detalhes deste mercado das vendas digitais pelos marketplaces.

Milhões de livros são vendidos todos os dias em marketplaces, como Amazon, Americanas, Mercado Livre, Magalu, Submarino e tantos outros. Todo o processo de comercialização e divulgação do produto é feito pelo marketplace, cabendo ao autor, de forma simplificada, cadastrar e precificar o seu produto, além de cuidar da logística de entrega. Sobre o valor de venda, o marketplace retém uma % de ganho (uma comissão) e repassa a maior parte ao autor, garantindo a ele um ganho líquido maior do que nos modelos convencionais. São oportunidades e cenários como estes que impulsionam centenas de novos autores a se lançarem na atividade.


E aí, está esperando o que para criar e produzir seus conteúdos?

Criação por voz

Para você ter a melhor performance utilizando nossa ferramenta de captação de voz:

1 – Utilize um headphone, microfone de computador ou celular para iniciar a narração.

2 – Garanta que seu dispositivo de som esteja configurado.

3 – Procure falar perto do microfone, de forma pausada, para que a captação seja clara.

4 – Ao terminar um parágrafo, verifique o texto e, se preciso, utilize a ferramenta de revisão ortográfica.

Diagramação da capa

Quer aprender como utilizar todos os recursos de criação e diagramação de capa da Epublik?
É muito simples e intuitivo


Assista ao vídeo no link abaixo e aprenda a utilizar todos os recursos de diagramação da Epublik para fazer a capa perfeita para sua publicação.


https://youtu.be/Yw1MwvBJrUw

Vantagens de criar e produzir seu próprio conteúdo

Com a Epublik, você se torna seu próprio editor e ainda encontra todo o apoio necessário para seguir com o seu sonho sem depender de mais ninguém.


As vantagens da criação e produção do seu próprio conteúdo são muitas, confira:


Velocidade: você pode criar o seu projeto em questão de dias e até horas, e não anos e anos.


Controle:
você terá controle total sobre o layout, design, preços, etc.


Lucros:
você normalmente ganha mais dinheiro publicando e promovendo seu próprio livro. Com a criação e produção do seu próprio conteúdo, os royalties variam de 30% a 70%. Mas com a publicação tradicional, é apenas de 10% a 15%, no máximo.


Custos: a autopublicação não precisa ser cara, como alguns escritores pensam. Com a Epublik, você pode imprimir algumas centenas de cópias de qualidade comercial e autopromover sua obra em livrarias, com amigos, parentes, colegas de trabalho, etc. Felizmente, hoje temos um conceito chamado Print on Demand (POD) e formatos eletrônicos que os autores podem usar para publicar seus livros com baixo custo e disponibilizá-los mundialmente na Amazon, Kindle, Apple, Kobo, etc., em brochura, além de todos os formatos de e-book. Isso não é incrível? Seu livro nunca sai de catálogo e você pode promovê-lo usando as possibilidades ilimitadas da internet.


É fácil cria e produzir: você pode escrever pequenos livros inicialmente e testar a capacidade de se apresentar como autor. As pessoas hoje querem informações concisas e simples. Preencha uma necessidade, um vazio e escreva algo que as pessoas desejam. Crie um título cativante e uma capa. Um autor é um autor, se você escreve um livro de oitenta páginas ou um livro de quatrocentas páginas.


As vantagens são muitas, portanto siga em frente com o seu sonho e conte com nosso apoio nessa jornada.