Lançou um livro independente? Aqui estão várias maneiras de divulgá-lo

livro independente
27/09/2023 16:33
4 min.
152
Produzir seu livro é apenas o primeiro passo. Depois de publicado é necessário vendê-lo. Veja dicas de como atrair leitores no blog da Epublik!

Produzir seu livro é apenas o primeiro passo. Depois de publicado é necessário vendê-lo. Veja dicas de como atrair leitores no blog da Epublik!

A ideia de lançar um livro independente é atraente por inúmeros motivos, tais como: a liberdade criativa por não estar vinculado a uma editora, os lucros indo diretamente para você, tudo em relação à obra ser feito exatamente a sua maneira. Usando uma plataforma de autopublicação o processo fica ainda melhor, já que é possível criar o livro sozinho. 

Mas lançar um livro não para por aí, afinal, depois de pronto, é preciso vendê-lo, já que autores independentes são responsáveis pela divulgação de seu trabalho. 

Para auxiliar os escritores, a Epublik preparou um texto que traz maneiras de divulgar seu livro independente. 


Estratégias de divulgação para um livro independente 

Na carreira de um autor independente, utilizar  o maior número possível de mecanismos para a divulgação é necessário para ser bem-sucedido nas vendas. Dentro do cenário atual, as redes sociais têm um grande papel, além disso, é sempre importante participar de eventos e compartilhar informações do seu trabalho.


Público-Alvo 

O primeiro passo para qualquer divulgação é saber, conhecer e entender qual é o seu público-alvo. Qual tipo de pessoa vai consumir o seu livro, que tipo de conteúdo ela consome, qual linguagem usa?

Assim, você saberá construir a melhor forma de se comunicar com os possíveis leitores de seu livro independente. 


Mídias digitais  

Que as mídias digitais têm grande poder nas divulgações, hoje em dia, é um fato, por isso  investir em conteúdos para as redes sociais e outras mídias é essencial. Tenha redes sociais profissionais e use-as para divulgar os seus livros.

Crie um planejamento de conteúdo, veja aspectos da sua obra que podem ser desdobrados em postagens. Traga um resumo completo de sua obra, feedbacks dos leitores e que tal livros utilizados no processo de escrita?

Para maior engajamento, se atente às hashtags usadas e siga perfis literários. Envie seus livros para pequenos e médios influenciadores, essa é uma oportunidade para que sejam divulgados nesses perfis. 

Conteúdos digitais como  booktrailers também são interessantes, são vídeos curtos falando das obras, como o trailer de um filme. Investir em podcasts também é uma boa estratégia, crie o seu, traga participações de pessoas interessantes, tente integrar outros podcasts literários. 


Releases 

Envie releases de seu livro independente para jornalistas e criadores de conteúdo locais. Mas é importante saber como criar um bom release, por isso, se atente às próximas dicas. 

Crie um release completo que traga um resumo de seu livro, explorando diferentes pontos de sua obra. Conte com fotos e também com uma ficha técnica completa, incluindo seus dados profissionais. 


Eventos 

Participe da maior quantidade de eventos possíveis, para fazer sua divulgação. É claro que como um autor independente começando, dificilmente você terá acesso a grandes eventos literários, mas aposte no que você conseguir. 

Feiras culturais e eventos em livrarias em sua cidade são uma boa opção para começar. Outra alternativa é apresentar-se para o RH de empresas que têm a ver com o assunto tratado em seu livro. 

Caso você lance um livro independente e vá fazer a divulgação por sua conta, fique atento a todos esses pontos e faça o melhor possível dentro de suas possibilidades. Anúncios pagos pelo Instagram, Google Ads, entre outros também são uma opção. O importante é compartilhar o seu livro o máximo possível. 


Seu livro independente com a Epublik 

Está pensando em produzir um livro independente? Por que não fazer isso usando a praticidade de uma plataforma de autopublicação? Com a Epublik , você produz seu conteúdo do início ao fim. O acesso à plataforma é grátis e o pagamento só é feito após a finalização. 



Mais Lidos

13/07/2023 16:10
2079

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
380

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
374

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
340

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal