Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

literaturainfantil
10/10/2023 21:46
6 min.
381
Conheça autores nacionais que deixaram um legado incrível na literatura infantil, cativando gerações com suas histórias encantadoras.

Conheça autores nacionais que deixaram um legado incrível na literatura infantil, cativando gerações com suas histórias encantadoras. Veja mais com Epublik!

Conheça cinco autores clássicos da literatura infantil que criaram histórias encantadoras e marcaram uma geração. Veja mais com a Epublik!


A literatura infantil é uma jornada mágica que cativa e enriquece a imaginação de crianças de todas as idades. 


O contato com os livros é indicado desde os primeiros anos de vida, uma vez que é na infância que as bases do conhecimento começam a se formar. 


Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em Ziraldo, Maurício de Souza, Monteiro Lobato, entre tantos outros autores que são reconhecidos no universo da literatura infantil nacional e marcaram gerações. 


A Epublik lista alguns nomes famosos que são conhecidos até hoje. Vamos lá? 


Ziraldo Alves Pinto  

Ziraldo Alves Pinto, mas conhecido apenas como Ziraldo, é um cartunista, chargista, escritor, jornalista, caricaturista e poeta. Ou seja, um artista de muitas facetas.   

Autor de mais de 130 livros e considerado um dos escritores mais amados do Brasil, Ziraldo é responsável por uma grande obra, “O Menino Maluquinho", que se tornou um fenômeno na literatura infantil brasileira quando foi publicada em 1980.


O Menino Maluquinho


Mauricio de Souza 

Considerado um dos mais famosos cartunistas do Brasil, Mauricio de Souza é um escritor e empresário, conhecido por ser o criador da icônica Turma da Mônica. 


Além de personagens como: Bidu, Horácio, Tina e Chico Bento, que já cativaram uma geração de crianças e até mesmo adultos por meio das suas histórias em quadrinhos. 


O escritor brasileiro é membro da Academia Paulista de Letras, o que o destaca como um importante autor e artista brasileiro.


Ana Maria Machado


A escritora, professora e jornalista, Ana Maria Machado, foi a primeira autora brasileira de literatura infantil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro livro publicado, "Bento que Bento é o Frade", lançado em 1977, marcou o início de sua carreira literária e a inspirou a continuar escrevendo. 

No entanto, um de seus maiores sucessos é o livro "Menina Bonita do Laço de Fita", lançado em 1986, que explora temas de diversidade e autoaceitação.

Ao longo de sua carreira, Ana Maria Machado escreveu mais de cem livros que foram traduzidos para vários idiomas, com um total impressionante de mais de 20 milhões de exemplares vendidos.  

Monteiro Lobato 

José Bento Renato Monteiro Lobato foi um advogado, escritor, pré-modernista, editor e tradutor brasileiro. Uma de suas obras mais famosas é o “Sítio do Picapau Amarelo”, publicado em 1939, composto por personagens ícones como a boneca Emília, Dona Benta e seus netos, Pedrinho e Narizinho.

Embora tenha falecido em 1948, Monteiro Lobato deixou um legado duradouro como um dos pioneiros da literatura infantil brasileira e foi um dos primeiros escritores a desenvolver uma escrita com uma linguagem simples. 

Sylvia Orthof

A atriz e escritora, Sylvia Orthof, falecida em 1997, foi uma das principais escritoras brasileiras de literatura infantil que já publicou mais de 90 livros nesse nicho e recebeu diversos prêmios literários.

Um dos seus livros mais conhecidos “A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda” a levou a ganhar o  Prêmio Jabuti de Literatura, em 1983. 

Além do seu marco de realizações na escrita infantil, ela também é fundadora da Casa de Ensaios Sylvia Orthof, uma instituição dedicada exclusivamente a espetáculos teatrais infantis, situada no Rio de Janeiro. 


Bento que Bento é o Frade

Que dar vida a sua obra infantil? Conte com a Epublik! 

Se você tem o desejo de escrever um livro infantil, a Epublik é a plataforma ideal para transformar suas histórias em realidade.

Com a plataforma de autopublicação da Epublik, você tem total controle sobre o processo de criação, do início ao fim. A melhor parte? O acesso é gratuito, e você só faz o pagamento após a finalização do seu projeto.

Além disso, se você for um escritor iniciante, pode conferir algumas dicas clicando aqui

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
2079

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
381

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
374

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
340

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal