Como escrever um livro de ficção científica?

13/07/2023 20:01
4 min.
374
Saiba mais sobre um dos gêneros literários mais aclamados pelo público: a ficção científica. Só com a Epublik!

Saiba mais sobre um dos gêneros literários mais aclamados pelo público: a ficção científica. Só com a Epublik!

Os fãs de literatura já devem ter ouvido falar ou até mesmo lido grandes clássicos como “Admirável mundo novo”, de Aldous Huxley, e “Duna”, de Frank Herbert. E sabia que os dois livros pertencem ao gênero de ficção científica?

Considerada uma das categorias mais amadas pelo público, além de ser bastante lucrativa, a ficção científica conquista fãs ao redor do mundo por suas histórias originais e narrativas imersivas.

Para quem quiser apostar nesse gênero, a Epublik traz um guia definitivo sobre o que ele é, seus elementos narrativos, suas características e mais. Confira!


O que é ficção científica?


ficção científica é um gênero literário que se baseia em especulações científicas e aborda conceitos que extrapolam o conhecimento científico e a tecnologia

Esse tipo de narrativa costuma desenvolver realidades alternativas/paralelas, viagens no tempo, situações espaciais, avanços tecnológicos, inteligência artificial, entre outros temas relacionados à ciência e à tecnologia.

É bem comum, inclusive, que as obras desse universo reflitam sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, com debates éticos, filosóficos e sociais acerca desses avanços

Vale lembrar que o teor científico é o elemento necessário para fazer com que o gênero se diferencie da fantasia, em que as situações e os personagens podem ser fantásticos e imaginativos — como o mundo de magia de Harry Potter. 


De onde vem a ficção científica?


O gênero literário de ficção científica teve suas origens no século XIX, embora seja possível encontrar exemplos de narrativas que poderiam pertencer à categoria em datas anteriores.  

Foi apenas no século XIX que o termo começou a ser utilizado para descrever esse gênero que se baseia em elementos científicos. Entre os marcos iniciais da ficção científica está a publicação de “Frankenstein”, de Mary Shelley (1797 – 1851), em 1818. 

Além disso, um dos primeiros escritores do gênero, frequentemente citado como um precursor dele, é o autor francês do século XIX, Júlio Verne. Ele ficou conhecido por obras como “Vinte Mil Léguas Submarinas” e “Da Terra à Lua”. 


De onde vem a ficção científica?

Quais são as características da ficção científica?


Geralmente, a ficção científica parte de mundos, futuros ou cenários alternativos, que sempre são descritos de maneira racional. Ou seja, nada é fantasioso, mas baseado em avanços tecnológicos e científicos que podem vir a acontecer

Vale lembrar que as características do gênero não precisam existir obrigatoriamente em conjunto, mas podem ser somadas umas às outras. 

Algumas das principais particularidades da ficção científica são:


  • Criação de mundos, futuros e cenários alternativos possíveis de maneira racional;

  • Ambientação no futuro, em linhas do tempo alternativas ou passado histórico;

  • Emprego de elementos de aventura, suspense, drama, comédia e romance, embora não sejam o foco principal;

  • Desenvolvimento de princípios científicos novos ou contraditórios às leis da física, como viagem no tempo;

  • Reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade; 

  • Questionamentos acerca da natureza humana;

  • Utilização de elementos imaginários inspirados em fatos (do presente, passado ou futuro), fundamentados em leis e princípios científicos;

  • Inclusão de personagens alienígenas, mutantes, robóticos, holográficos, androides e seres que desafiam a evolução humana;

  • Criação de universos paralelos, outras dimensões e a viagem entre realidades;

  • Uso de cenários espaciais ou de tecnologias plausíveis; 

  • Elaboração narrativa de diferentes sistemas políticos, como utopias, distopias e cenários pós-apocalípticos. 


Narrativa vs ficção científica: qual é a diferença?


A narrativa é um gênero bastante amplo e tradicional. Embora ela também englobe a ficção científica, conta com diversos tipos de histórias e envolve outras diferentes categorias. 

Enquanto isso, a ficção científica é uma caracterização mais específica para agrupar obras que desenvolvam histórias relacionadas à ciência e à tecnologia.



Quer escrever a sua ficção científica?


Quem quiser desenvolver a sua própria obra de ficção científica pode utilizar a plataforma do Epublik e já colocar as ideias em prática.

Epublik é uma plataforma de autopublicação em que os usuários podem escrever suas histórias! Conheça todas as ferramentas oferecidas e faça já o seu próprio livro!

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
2079

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
380

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
374

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
340

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal