Quando perguntamos qual o livro mais vendido, a primeira resposta que certamente vem à mente de qualquer pessoa são os livros sagrados. Não apenas a Bíblia, mas também o Corão e o Livro de Mórmon colecionam diversos exemplares espalhados pelo mundo afora.
Mas não só a fé move a compra e a venda de best sellers, e engana-se quem pensa que eles são coisa moderna. Existem livros que já fazem história nas prateleiras antes mesmo de a rainha Vitória ser uma das aristocratas mais famosas da antiguidade.
Se você está curioso para saber quais são os livros mais vendidos de todos os tempos, vêm com a gente! A seguir, tem narrativas para todos os gostos.
1 – Dom Quixote
O clássico espanhol de Miguel de Cervantes é tão conhecido que não lhe faltam referências na cultura pop. Citado em séries, filmes e até mesmo em outros livros, Dom Quixote acompanha as aventuras do cavaleiro medieval que carrega o nome da obra, acompanhado de seu cavalo Rocinante e de seu fiel escudeiro Sancho Pança.
2 – O Senhor dos Anéis
Conhecido como o pai da fantasia como hoje a conhecemos, a autora J. R. R. Token constrói uma narrativa particular ao criar modelos de fantasias numa terra média habitada por elfos, magos e tantos outros. A sequência de o Hobbit, O senhor dos anéis foi traduzido para diversos idiomas e adaptado para o cinema, colecionando mais de 150 milhões de cópias vendidas.
3 – O sonho da câmara vermelha
Lançado no séc. XVIII e considerado um dos quatro maiores romances da literatura chinesa, a história retrata um triângulo amoroso dentro da aristocracia: a protagonista Jia Baoyu e os seus dois primos, por quem se apaixona. Envolvente e cativante, o livro te transporta para a dinastia Qing, numa verdadeira viagem no tempo, conhecendo os costumes e filosofia da época.
4 – Um conto de duas cidades
Baseado nos momentos históricos pós independência até a revolução francesa, o romance de Charles Dickens evita trazer o posicionamento político do autor, que opta por concentrar a sua narração no ponto de vista social dos personagens em relação aos momentos que cercam a narrativa. O livro carrega o título de principal obra do escritor inglês e utiliza sobretudo cartas para a construção da história.
5 – O Pequeno Príncipe
Presente na memória afetiva de muitas pessoas, a narrativa lúdica e poética de O Pequeno Príncipe se transforma aos olhos de seus leitores à medida que acompanhamos as fases do crescimento do simpático protagonista, numa jornada que convida aqueles que leem a explorar os seus sentimentos e o seu subconsciente.
6 – O Alquimista
Seguindo a jornada de um pastor em busca de ouro nas pirâmides do Egito, a obra de Paulo Coelho é o livro brasileiro mais vendido nacional e internacionalmente.
7 – Ela, a feiticeira
Do inglês H. Rider Haggard, Ela, a feiticeira acompanha a jornada de um professor e seu pupilo até a África onde se deparam com uma região até então inexplorada, com uma civilização controlada por uma misteriosa feiticeira.
8 – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Reconhecido principalmente pela sua adaptação para o cinema, o primeiro livro das Crônicas de Nárnia apresenta ao público o universo das aventuras dos irmãos Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia. A obra estabelece uma espécie de mitologia, com criaturas que povoam as terras além do guarda-roupas.
9 – E não sobrou nenhum
Conhecido principalmente pela polêmica envolvendo o título original da obra, o livro aborda a história de 10 pessoas desconhecidas, que são chamadas para ir até uma mansão na ilha de Devon. A autora é Agatha Christie, um dos principais nomes na literatura do mistério.
10 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Sexto livro da série de J. K. Rowling, Harry Potter e o Enigma do Príncipe acompanha a história do bruxinho mais famoso da modernidade e a sua jornada de aulas particulares com o professor Dumbledore.
E aí, já leu alguma dessas obras? Tem uma favorita entre elas? Comente aí embaixo se tem algum destes exemplares ou se acredita que algum título diferente mereça estar em nossa lista.