Prefácio e Prólogo: entenda a diferença

09/10/2023 22:43
3 min.
351
O universo literário está cheio de palavras próprias, como o prefácio e prólogo, dois conceitos semelhantes, mas com significados distintos. Veja mais com a Epublik!

O universo literário está cheio de palavras próprias, como o prefácio e prólogo, dois conceitos semelhantes, mas com significados distintos. Veja mais com a Epublik!

Ao escrever um livro, é fundamental compreender a distinção entre elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, que, em essência, representam o começo, o desenvolvimento e o encerramento de uma obra literária.

Dois desses elementos literários, muitas vezes confundidos, são o prefácio e o prólogo, que são encontrados no início de muitos livros, mas desempenham papéis diferentes na apresentação da obra. 

Para auxiliar os escritores, a Epublik preparou um texto que explica a diferença entre esses componentes e quais os seus significados. Vamos lá? 


O que é prefácio?

Sabe aqueles textos introdutórios que, geralmente, são encontrados no início dos livros? Eles são chamados de prefácio – termo em latim, que significa “dito” (fatio) antes (prae)”. 

Neste elemento, o autor tem a oportunidade de apresentar ao leitor o tema central da obra. Isso pode incluir uma breve explicação sobre a história que está sendo contada ou os conceitos que serão abordados durante a leitura. 

É comum alguns escritores utilizarem o prefácio para falar sobre a época ou momento em que o livro foi escrito, destacando costumes e acontecimentos fundamentais. 


O que é prólogo? 

O prólogo, assim  como o prefácio, é encontrado no início de um livro. No entanto, esse formato é um recurso de texto utilizado sempre antes do primeiro capítulo de um livro. 

Normalmente, é utilizado como o relato prévio de uma obra, trazendo diferentes características, como, por exemplo, um elemento de suspense, que pode integrar o leitor antes da leitura. 

Além disso, esse formato pode ser escrito pelo autor da obra ou até mesmo por um convidado. 


Qual a diferença entre prefácio e prólogo?

Enquanto o prefácio fornece informações sobre o conteúdo e o contexto do livro, o prólogo introduz narrativamente a história que está prestes a se desenrolar, antes do primeiro capítulo da obra.  

Ambos são apresentados sempre antes da narrativa principal, mas têm finalidades diferentes. 


Pode inserir os dois elementos no mesmo livro? 

A resposta é: sim! 

É possível inserir tanto um prefácio quanto um prólogo em uma obra literária. Não existem limitações técnicas que impeçam o uso desses dois componentes pré-textuais. 

No entanto, é essencial que o autor tenha um objetivo claro ao utilizá-los. Adicioná-los sem um propósito definido, pode resultar em uma experiência de leitura menos satisfatória para o público.


Publique seu livro com a Epublik!

Você já considerou adicionar um prefácio e um prólogo às suas obras? Que tal fazer isso de forma prática usando a plataforma de auto publicaçãoCom a Epublik, você pode criar e gerenciar todo o seu conteúdo, do início ao fim. 

Siga estas etapas e compartilhe sua história com o mundo!

                                                                         https://epublik.com.br/ 



Tags:

Diferença entre prefácio e prólogo

Dicas para escritores sobre prefácio e prólogo

Escrevendo livros: introdução com propósito

Como estruturar um livro

Elementos pré-textuais na criação de livros

Prefacio

Prologo

Dicas de escrita

Como escrever prefacio

Aplicativo para escrever

Dicas para escrever um prefacio

Dicas para escrever um livro

IA para escrever prefacio

Quero escrever um livro

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
6424

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
899

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

22/06/2023 23:33
862

Romance, ficção e mais: conheça os gêneros literários

13/07/2023 20:01
817

Como escrever um livro de ficção científica?