Como o próprio nome já deixa claro, livros de não ficção não envolvem histórias fictícias, se tratam de obras que abordam fatos reais, trazendo eventos e informações verdadeiras. Nota-se isso em gêneros como biografia, autoajuda, em livros de fotografia, gastronomia, economia, assim como em outros temas.
Atualmente, livros como os de autoajuda, um gênero de não ficção, estão entre os mais vendidos. Títulos “O poder da autor responsabilidade”, de Paulo Vieira, “Quem pensa enriquece: o legado”, de Napoleon Hill, estão no ranking dos 20 mais vendidos do Publish News.
Agora que você já entendeu o que é não ficção, vamos falar de seus gêneros mais importantes. Veja no texto que a Epublik preparou!
Autoajuda
Um livro de autoajuda traz em suas páginas textos que buscam fazer os leitores refletirem sobre sua própria vida ou aprimorarem determinadas habilidades. Faz o papel de um guia para as pessoas, onde elas encontram soluções e caminhos para determinadas situações.
Pode tratar da vida humana em diferentes aspectos, como o financeiro, espiritual e profissional.
Títulos como “Hábitos atômicos” de James Clear, “Talvez você deva conversar com alguém de Lori Gottlieb” e “As armas da persuasão 2.0” Robert B. Cialdini estão entre os mais vendidos de 2023 de acordo com lista do site El Hombre.
Biografia
Biografia é um gênero literário em que a vida de uma ou mais pessoas é contada por um autor, trazendo fatos relevantes e o legado da personalidade retratada. Textualmente falando, seu estilo predominante é o narrativo, mas também pode conter aspectos descritivos, explicativos e argumentativos.
Como exemplos de biografia vamos destacar: “A cabeça de Steve Jobs”, escrito por Leander Kahney.
Autobiografia
A autobiografia é um tipo de biografia, que é especificamente narrada em 1ª pessoa. Nela, é a própria pessoa quem conta sua história.
“O Diário de Anne Frank” é um das autobiografias mais famosas do mundo, em que a garota Anne conta detalhes do que ela e sua família passaram na Alemanha nazista.
Economia e negócios
No nicho de livros que abordam economia e negócios, encontram-se obras que envolvem o mercado financeiro e estratégias de negócios.
Podem ser abordados temas como: em qual setor do mercado investir, dicas para manter seu negócio estabilizado, ou levá-lo em ascensão, instruções para investimentos, como cuidar de sua saúde financeira, tipos de investimentos em alta, entre outras coisas.
História
Muito usados para os estudos, sejam nas escolas, universidades, ou pelos apreciadores e/ou estudiosos de história, os livros que abordam esse tema, falam sobre acontecimentos específicos históricos ou de uma época.
Em livros de história, todas as informações devem ser checadas e estarem historicamente exatas.
Memórias
Diferentemente de uma autobiografia, um livro de memórias trata de momentos significativos da vida do autor. Sua principal diferença é que as memórias podem ser escritas citando um período mais curto de tempo, inclusive usando um evento ou experiência específica.
Um exemplo deste tipo de obra é “O contador de histórias: memórias de vida e música”, de Dave Grohl.
Outros livros de não ficção
Ainda na não ficção encontramos livros de gêneros como: viagem, filosofia, espiritualidade e religião, ciências, arte, psicologia, medicina, artesanato, fotografia, jardinagem, gastronomia, esportes e música.
Está pensando em escrever um livro de memórias? Ou é um novo autor querendo criar um conteúdo de autoajuda, ou de repente de finanças? Se você pretende escrever um livro de qualquer um dos gêneros de não ficção, a Epublik tem uma grande oportunidade.
Na plataforma na Epublik, é possível criar o seu livro do início ao fim.