Ficção, negócios e autoajuda: os gêneros literários mais lucrativos em 2023

19/09/2023 13:22
7 min.
268
Ficção, negócios e autoajuda são os gêneros de livros que estão na lista dos mais vendidos em 2023. Confira com a Epublik!

Ficção, negócios e autoajuda são os gêneros de livros que estão na lista dos mais vendidos em 2023. Confira com a Epublik!

Na hora de escrever um livro é preciso considerar alguns itens para que a obra seja um sucesso de vendas.

Mais do que um bom enredo e personagens, boas imagens e uma diagramação excelente, compreender quais os tipos de livros são mais procurados pelo leitor talvez ajude na hora de decidir o que escrever.

Para não ficar na dúvida, a Epublik revela, com ajuda da PublishNews, uma lista dos livros mais vendidos de janeiro até o final de agosto de 2023. Vamos lá?


Quais os gêneros literários mais lucrativos?


1º Café com Deus Pai

Com mais de 77 mil exemplares vendidos em 2023, este livro de não ficção, com 424 páginas, ocupa o topo da lista. O livro leva a um momento diário de renovação, pautado na Palavra de Deus, que é a bússola para uma vida bem-sucedida em todas as áreas. 


2º É assim que acaba

“É assim que acaba” está no segundo lugar da lista. Com 368 páginas e mais de 65 mil exemplares vendidos, o livro de ficção de Colleen Hoover apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha para Boston, formou-se em marketing e abriu a própria floricultura. 

Em Boston, ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela. Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. 


3º É assim que começa

Com 336 páginas e mais de 64 mil livros vendidos, a ficção “É assim que começa” ocupa o terceiro lugar do ranking. Lily Bloom continua administrando uma floricultura. Seu ex-marido abusivo, Ryle, ainda é um cirurgião. Agora, os dois estão oficialmente divorciados e dividem a guarda da filha, Emerson. Quando Lily esbarra em Atlas parece que finalmente chegou o momento de retomar o relacionamento da adolescência, já que ele também está solteiro e parece retribuir os sentimentos de Lily. Mas apesar de divorciada, Lily não está exatamente livre de Ryle. Culpando Atlas pelo fim de seu casamento, Ryle não está nada disposto a aceitar o novo relacionamento de Lily.


4º Mais esperto que o diabo

Na categoria de autoajuda, “Mais esperto que o diabo”, de 200 páginas, figura em quarto lugar na lista dos mais vendidos com mais de 54 mil exemplares. Escrito em 1938, após uma das maiores crises econômicas, e precedendo a Segunda Guerra Mundial, este livro é uma fonte de inspiração e coragem e deve ser considerado um manual para todas aquelas pessoas que desejam ser mais espertas que seus medos, problemas e limitações.


5º Onde estão as flores?

Em quinto lugar, o livro de ficção com 256 páginas “Onde estão as flores?”, foi um dos mais procurados pelos brasileiros, com mais de 44 mil exemplares vendidos. Licco Razan é uma pessoa vivida que quer contar a sua história para que a família entenda toda uma trajetória que começou na Bulgária, passou pela Turquia e foi se enraizar na Amazônia. Esta leitura traça um panorama histórico da Europa, contando o até então inédito salvamento dos 50 mil judeus búlgaros, dando detalhes do fluxo migratório deles para a pouco habitada região norte do país.


6º O poder da autor responsabilidade

Com mais de 40 mil cópias vendidas, este livro de negócios, com 160 páginas, aborda a ideia de que muitas pessoas têm consciência de que precisam assumir as rédeas da própria vida, porém não sabem como fazer isso na prática. A obra apresenta a metodologia das seis leis para a conquista da autor responsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida.


7º A biblioteca da meia-noite

A obra de ficção tem 308 páginas e está em sétimo lugar na lista dos mais procurados pelos brasileiros, com mais de 37 mil livros vendidos. “A biblioteca da meia-noite” conta a história de Nora Seed que aos 35 anos é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na “biblioteca da meia-noite, ela ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido. 


8º Tudo é rio

Com 29 mil exemplares vendidos, o livro de ficção, com 210 páginas, “Tudo é rio” é a obra de estreia de Carla Madeira. Ela narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.


9º A mandíbula de Caim

Ocupando o nono lugar da lista com 27 mil cópias vendidas em 2023, este livro de ficção 

é uma espécie de quebra-cabeça extremamente difícil. O leitor precisa identificar seis assassinatos que estão distribuídos em 100 páginas de forma totalmente aleatória. Até hoje, apenas três pessoas conseguiram decifrá-lo. Será que você consegue desvendar o mistério?


10º Quem pensa enriquece: o legado

Em décimo lugar na lista da PublishNews, está este livro de negócios com 365 páginas e mais de 27 mil exemplares vendidos. O clássico best-seller comprova que a filosofia da realização pessoal de Napoleon Hill permanece atual e ainda orienta aqueles que são bem-sucedidos. O livro tem exemplos modernos, o que ajuda o leitor a compreender a obra melhor. 


E se você tem crianças ou adolescentes em casa, a PublishNews publicou uma lista das obras infanto juvenis mais vendidas. Confira:


1º: Diário de um banana - Um romance em quadrinhos

2º: Coraline

3º: As aventuras de Mike 3: mudando de casa

4º: As aventuras de Mike

5º: Harry Potter e a pedra filosofal (capa dura)

6º: Os últimos jovens da Terra

7º: Diário de um banana - Fräwda Megaxeia

8º: Diário de um banana - Rodrick é o cara

9º: Manual de assassinato para boas garotas Vol. 1

10º: Heartstopper: Dois garotos, um encontro


Em quinto lugar, o livro de ficção com 256 páginas “Onde estão as flores?”, foi um dos mais procurados pelos brasileiros, com mais de 44 mil exemplares vendidos.  “Onde estão as flores?”, foi um dos mais procurados pelos brasileiros, com mais de 44 mil exemplares vendidos


Monte seu livro com a Epublik

Agora que você já sabe quais são os gêneros literários mais lucrativos em 2023, quem sabe aquela sua ideia de escrever um livro não se torna realidade?

Com a plataforma da Epublik é possível escrever, editar e diagramar e comercializar sua obra. Crie seu conteúdo de forma fácil. 

                                                                                                                                               www.epublik.com.br




Tags:

Tendências de mercado editorial no Brasil

Livros de ficção e não ficção mais lucrativos

Como escrever um best-seller

Dicas para autores sobre gêneros de sucesso

Estratégias para criar obras de alto impacto

Como escrever um livro

Quero escrever um livro

dicas para escrever um livro

Aplicativo para escrever livros

IA para escrever livros

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
6435

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
901

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

22/06/2023 23:33
869

Romance, ficção e mais: conheça os gêneros literários

13/07/2023 20:01
817

Como escrever um livro de ficção científica?