Entenda as mudanças nas normas da ABNT e como usá-las

ABNT
05/09/2023 19:25
6 min.
114
A ABNT realizou, recentemente, mudanças nas normas para trabalhos acadêmicos. A Epublik fala sobre essas mudanças, trazendo exemplos de como usá-las.

A ABNT realizou, recentemente, mudanças nas normas para trabalhos acadêmicos. A Epublik fala sobre essas mudanças, trazendo exemplos de como usá-las.

Recentemente a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) realizou mudanças nas normas de trabalhos acadêmicos, trata-se da NBR 10520/2023, que se refere à maneira de fazer citações em documentos. Um desafio para a vida acadêmica, as normas contam com uma série de regras, e as mudanças já vinham gerando preocupações antes mesmo de serem publicadas.


O blog da Epublik explica quais são as mudanças e dá exemplos de como usá-las em seus textos.


Porém é importante destacar que as pessoas devem estar atentas aos manuais de cada instituição, isso porque a ABNT sugere uma padronização, mas as instituições têm a liberdade de acatar ou não. 


Para que servem as normas da ABNT?


Um conjunto de diretrizes e padrões técnicos estabelecidos para diversas áreas de conhecimentos do Brasil, o objetivo é padronizar e manter a qualidade de trabalhos acadêmicos, além de diferentes processos e documentos em variados setores da sociedade. 


Além de trabalhos acadêmicos, envolve especificações em técnicas de engenharia, arquitetura, meio ambiente, entre outros. É a ABNT quem desenvolve e revisa essas normas.


As mudanças nas normas da ABNT 


As mudanças de normas feitas pela ABNT através do NBR 10520/2023, dizem respeito às citações em artigos acadêmicos, sem alterar as referências, outras formatações ou partes das pesquisas.


Citações diretas longas 


Nos casos de citações diretas longas, a ABNT sugere um recuo de 4cm, além disso, o tamanho da fonte deve ser menor que a do corpo do texto. A fonte padrão do texto é 12, a citação pode ser de qualquer tamanho menor. 


Por exemplo:


De acordo com Vernant: 


Os mitos domesticam os prodígios naturais ao apresentarem para nós uma natureza com sentido humano e dirigida ao homem, regida por deuses ou poderes que têm entendimento, vontade e desígnios compreensíveis, ainda que às vezes hostis ao gênero humano. Tudo está permeado por um hálito divino vivificador. [... Os mitos] são verdadeiros para quem crê neles, são uma verdade anterior à realidade e se explicam por si; [...] e nesse sentido, têm muito a ver com a religião. [...] Ao funcionar como crença coletiva, como repertório de relatos conhecidos pela comunidade, os mitos vinculam a própria sociedade à tradição e fundam uma unanimidade de saber, que transmite uma certa imagem do mundo prévia aos saberes racionais e às técnicas e ciências (2009, p.27).



Ponto final nas citações


Antes o ponto final nas citações vinha ao final do texto e antes da fonte, agora ele aparece ao final da fonte.


Como neste caso, “ [...] ainda que às vezes hostis ao gênero humano. Tudo está permeado por um hálito divino vivificador” (Vernant, 2009, p.27).



Citações de fontes jurídicas


Ao citar fontes jurídicas, o nome deve ser escrito pela sigla em letras maiúsculas, ou com o nome completo em letras maiúsculas e minúsculas. A forma escolhida deve ser usada durante todo o texto, assim como deve ser a maneira que aparece na referência. 


De acordo com a ABNT (2023) as mudanças se referem às citações em trabalhos acadêmicos.


De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2023) as mudanças se referem às citações em trabalhos acadêmicos.


Citações de fontes jurídicas governamentais


Quando as fontes forem órgãos jurídicos governamentais, elas devem ser apresentadas pela jurisdição ou órgãos superiores em letras maiúsculas e minúsculas. O Ministério da Fazenda pode ser referenciado como Brasil, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, como São Paulo. 

Exemplo:


Estudantes do Ensino Médio vão poder cursar o Ensino Técnico em escolas da rede estadual ou em instituições parceiras (São Paulo, 2023).


Grifos


Com relação aos grifos (itáliconegrito sublinhado), quando é o autor do artigo que destaca algo, ele deve manter o mesmo padrão durante todo o texto. Pode-se usar qualquer um dos três padrões, desde que ele se mantenha em todo o trabalho.


Quando o grifo vem em uma citação, deve-se colocar “grifo nosso” entre parênteses no final da frase. 

Os mitos domesticam os prodígios naturais ao apresentarem para nós uma natureza com sentido humano e dirigida ao homem, regida por deuses ou poderes que têm entendimento, vontade e desígnios compreensíveis, ainda que às vezes hostis ao gênero humano. Tudo está permeado por um hálito divino vivificador. [... Os mitos] são verdadeiros para quem crê neles, são uma verdade anterior à realidade e se explicam por si; [...] e nesse sentido, têm muito a ver com a religião. [...] Ao funcionar como crença coletiva, como repertório de relatos conhecidos pela comunidade, os mitos vinculam a própria sociedade à tradição e fundam uma unanimidade de saber, que transmite uma certa imagem do mundo prévia aos saberes racionais e às técnicas e ciências (2009, p.27, grifo nosso).



Fontes 


Quando lidamos com fontes não publicadas, é necessário citar nome, data e local, ou no texto ou em nota de rodapé. Essas fontes são aquelas que não foram documentadas em livros, vídeos, podcasts, etc.


Durante aula realizada no dia 25 de novembro de 2022, o professor João Euzébio Queiroz, na sala de aula da Uniube, foram debatidos temas relacionados ao jornalismo cultural.


Em casos de fontes sem autoria declarada, o que deve ser feito é usar a primeira ou as primeiras palavras em letras maiúsculas e minúsculas e excluir o restante do título fazendo uso do [...]


“Um poema se trata de um gênero textual literário, é um texto composto por versos” (Poema e Poesia [...], 2023)


Já na referência, o uso adequado seria:


POEMA E POESIA: qual é a diferença? Blog da Epublik. Disponível em: https://epublik.com.br/blog/posts/poema-e-poesia-qual-e-a-diferenca

Acesso em 28 de agosto de 2023.   

No uso de palavras latinas (et al., op.cid e apud e et al), elas são escritas com as letras em itálico. Quando um autor for citado como et al., deve-se manter assim durante todo o texto.


Fontes que não estão em documentos divididos por páginas


Ao lidar com fontes em que não existe uma divisão por páginas, como e-books, podcasts ou leis, determinadas técnicas devem ser aplicadas, de acordo com o tipo de material. Quando o marcador é um parágrafo, use o parágrafo, quando forem seções, indique as seções, em casos de vídeo ou áudio on-line, use a minutagem.


Produza sua tese com a Epublik


As normas da ABNT são necessárias para uma série de trabalhos acadêmicos. Com a plataforma da Epublik você pode produzir sua tese, e as dicas presentes nesse texto são fundamentais. Para criar seu material na plataforma, o acesso é gratuito e você só paga ao final do processo.




Mais Lidos

13/07/2023 16:10
3894

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
529

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
501

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
437

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal