Os conceitos de poema e poesia muitas vezes são confundidos, e na realidade, diversas pessoas passam grande parte de sua vida, ou a vida toda, pensando que os dois são a mesma coisa, mas não.
Pensar em poema e poesia, nos leva muitas vezes a fazer uma associação com um gênero textual e a pensar na obra de escritores, como Fernando Pessoa, Lord Byron e Vinícius de Moraes.
E afinal, qual é a diferença entre os dois? A Epublik te explica!
Um poema se trata de um gênero textual literário, é um texto composto por versos. Já a poesia é uma manifestação artística mais abstrata, que pode ser baseada em palavras ou não.
Além de sua composição feita por versos, os poemas contam com estrofes e talvez rimas. Podem ter uma estrutura fixa, como são os sonetos -que tem uma quantidade específica de versos, e tamanhos determinados para cada estrofe - ou uma estrutura livre.
Poemas podem fazer parte de diferentes gêneros literários,como:
Poema lírico: tem caráter sentimental e subjetivo, como no caso dos sonetos, um exemplo é o Soneto de Fidelidade de Vinícius de Moraes. Também são poemas líricos: ode, elegia, écloga, hino e sátira.
Poema épico: também conhecido como epopeia, esse gênero é um poema narrativo heroico, que conta fatos representativos para um povo praticados por figuras heroicas. É o que ocorre nos casos de Ilíada e Odisséia, ambos de Homero.
Poema dramático: são construídos com o objetivo de serem encenados. “A Divina Comédia” de Dante Alighieri, faz parte do gênero dramático e é um dos maiores poemas já escritos.
A poesia é uma manifestação artística que provoca emoções. Como já dito, não precisa necessariamente estar ligada a palavras, pode envolver pinturas e esculturas, e outras produções.
Tipos de poesia: Literatura, Fotografia, Escultura, Pintura, Arquitetura, Arte Urbana, Arte Digital, Músicas, Filmes e Publicidade.
Sendo assim, todos os poemas se tratam de poesia, mas nem toda poesia é um poema.
Você é um poeta e quer divulgar sua obra para o mundo? Crie seu livro com a plataforma da Epublik, onde você pode fazer o seu trabalho do início ao fim.