DRM: Qual sua função para os Ebooks?

03/08/2023 12:41
3 min.
103
O DRM é uma tecnologia para proteger mídias digitais e limita o que um usuário pode fazer com um ebook

O DRM é uma tecnologia para proteger mídias digitais e limita o que um usuário pode fazer com um ebook

Quando nós compramos um livro ou qualquer outro objeto físico, eles nos pertencem, e, por isso, podemos vendê-lo, dá-lo ou emprestá-lo. Mas e quanto às mídias digitais, você sabe como funciona? Ao comprar um ebook, por exemplo, você não pode distribuir seu conteúdo ou repassá-los para outras pessoas.

Isso porque você não possui os direitos digitais do que você compra. Na realidade, eles são licenciados para o comprador, uma licença de uso, que possui limitações. E é aí que entra o papel do DRM. 


Mas, afinal, o que é DRM?

DRM, sigla para Digital Rights Management ( Gerenciamento de Direitos Digitais), é um conjunto de tecnologias voltadas para a proteção dos direitos autorais. Funciona como uma proteção para produtos digitais, como filmes, músicas, séries, games e ebooks, para evitar que eles sejam copiados, usados ou distribuídos sem pagamento.

Sendo assim, ele é usado para conter a distribuição ilegal de conteúdo desprotegido. São importantes no caso dos ebooks, afinal, eles são arquivos eletrônicos que podem ser copiados e passados adiante, caso não tenham proteção. 


Saiba como funciona o DRM na prática

Sua ação nas mídias digitais é como uma trava, que determina como aquela mídia pode ser usada. Existem vários tipos de DRM, com diferentes configurações, e eles podem impedir a cópia de um arquivo, reprodução em dispositivo não conhecido e determinar quantas vezes um conteúdo pode ser reproduzido.

No caso dos ebooks, existem DRMs que permitem que os livros sejam lidos em mais de um dispositivo, enquanto alguns possibilitam cópia parcial ou impressão, e também existem os que permitem que o material seja baixado poucas vezes, ou uma única vez. 

Essas tecnologias restringem o que os usuários podem fazer com um Ebook, de acordo com as determinações de autores e editoras. 

Também é importante destacar que: 

  • Nem todo formato de ebook suporta um DRM;
  • De acordo com o seu formato, os ebooks vão suportar determinados tipos de DRM;
  • Ebooks com DRM não podem ter seus formatos convertidos;

A relação do DRM com o processo de leitura

Por mais que as pessoas, quando pensam em DRM, imaginem o controle da pirataria e impedir que os produtos sejam disponibilizados sem o pagamento devido, há outras questões a serem consideradas. 

Os mecanismos usados por essa tecnologia podem acabar determinando quando e como um leitor lê um determinado ebook, ou seja, quem controla a experiência da leitura são autores, editores e empresas. 


Crie seu ebook com a Epublik

Tem uma ideia de história interessante ou quer apenas falar sobre um assunto específico e está pensando em produzir um ebook? Que tal tirar a ideia da sua mente e colocá-la no formato eletrônico?

Na plataforma da Epublik, você pode produzir o seu material do zero, produzindo sua obra até que esteja finalizada. E o melhor: o acesso é grátis e você só paga ao final do processo. 




Mais Lidos

13/07/2023 16:10
3912

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
530

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
504

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
438

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal