Como escrever um livro: dicas e ideias para quem quer criar uma narrativa

narrativadicas
28/08/2023 13:24
7 min.
130
Escrever um livro não é um processo fácil, mas a Epublik traz dicas para quem quer desenvolver uma história!

Escrever um livro não é um processo fácil, mas a Epublik traz dicas para quem quer desenvolver uma história!

Certamente, escrever uma história como “As Crônicas de Nárnia”, obra de C. S. Lewis, não é uma tarefa fácil. E, na verdade, o processo de escrita não é tão simples quanto parece.


Ideias criativas, narrativas originais e personagens interessantes são pontos essenciais para desenvolver uma boa obra literária. Mas eles não surgem em um piscar de olhos!  


Para escrever um livro, é preciso planejamento, inspirações, referências e uma série de outras questões que vão fazer com que a narrativa seja mais interessante!


Foi pensando nisso que a Epublik preparou um texto completo com dicas para quem quer criar a própria narrativa! Ficou interessado? Então continue a leitura!


Leia livros e tenha referências


Um bom escritor é, sem dúvidas, um bom leitor. Por isso, ler livros é fundamental para quem quer escrever a própria história e desenvolver a criatividade. 


Conhecer outras obras é importante para compreender como funcionam os gêneros literários e os elementos narrativos. Além disso, por meio da leitura, é possível expandir o vocabulário, buscar referências de linguagem e instigar a imaginação.


Outros livros são uma ótima fonte de inspiração e informação. Afinal, eles mostram as (muitas) possibilidades da escrita literária. Ao estudar a partir de diferentes trabalhos, é possível elevar a qualidade da própria obra.


Cuidado com a autossabotagem


Caso as inseguranças e os medos estejam impactando o processo criativo e afetando suas ideias, preste atenção: pode ser um ciclo de autossabotagem. Eles podem prejudicar a sua coragem e vontade de escrever um livro.


Cuide do psicológico e mantenha a saúde mental sempre como uma prioridade. Se necessário, consulte um profissional adequado para se livrar de qualquer chance de se boicotar.

Converse com pessoas ao redor e ouça histórias


Situações e vivências “ordinárias” do dia a dia podem ser ótimas referências para começar a história de um livro ou ter uma ideia inicial: lugares especiais em que você passou, pessoas novas que conheceu ou algum amigo antigo que encontrou.


Conversar com outras pessoas (conhecidas ou desconhecidas) e visitar locais despretensiosamente também pode ser ótimo para ter um insight interessante. 


Às vezes, uma loja abandonada tem uma história super curiosa ou é super característica, de modo que pode protagonizar cenas icônicas no seu livro. 


Albert Einstein já dizia: “O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?”


As situações extraordinárias também podem servir de inspiração, desde que sempre desenvolvidas de forma ética e com muita pesquisa. Não perca nada ao redor — sinta-se, até mesmo, como uma espécie de “Sherlock Holmes”, mesmo que de casos comuns e habituais.


Músicas e filmes podem ajudar


Séries, filmes e músicas também são boas alternativas para encontrar inspiração. Coloque sua playlist favorita ou assista uma produção cinematográfica — seja de tirar o fôlego, seja para aquecer o coração — e relaxe! 


Em meio a esses momentos mais tranquilos, tente buscar inspiração e achar referências que podem ser úteis para a construção da sua obra.


Planejar o passo a passo é essencial para a construção da narrativa

Faça um planejamento


Planejar o passo a passo é essencial para a construção da narrativa. Algumas perguntas que podem guiar um planejamento eficaz são:


  • Quando devo começar a escrever?

  • Quais são as minhas ideias? 

  • Qual é o meu objetivo? 

  • Quantas palavras consigo escrever por dia?

  • Quantos capítulos posso escrever por mês?

  • Quando pretendo finalizar minha história?


Além disso, encontre uma quantidade de palavras que se adeque às suas expectativas para conseguir escrever um pouquinho por dia sem que isso se torne um processo exaustivo.


Outra dica é definir os prazos corretamente para não se perder em meio ao agito do dia a dia. Sempre trace as metas e faça o possível para cumpri-las.


Aposte no brainstorming


Antes de começar a escrever sua narrativa, faça um brainstorming para que suas ideias não se percam, mesmo que elas não pareçam fazer sentido no começo


Não tenha vergonha! Todas as suas ideias devem ser colocadas “no papel” para, gradualmente, decidir o que se encaixa ou não na história. 


E lembre-se de que, para montar um brainstorming, é válido pensar nas seguintes questões:


  • Com quem eu quero falar? Qual será meu público-alvo?

  • Qual será o formato?

  • Com qual(is) gênero(s) literário mais me identifico?

  • Quais serão meus personagens? E a minha história? 

  • Onde minha história vai se passar?

  • Quais são as minhas referências?

  • Qual será a linha do tempo da história?


Elabore um esboço


Logo após o processo do “brainstorming”, coloque a mão na massa e comece respondendo seus próprios questionamentos


Se fora definido um público adolescente, por exemplo, é imprescindível que a leitura seja leve, de fácil entendimento e dinâmica. Neste caso, capítulos longos podem não funcionar tão bem. 


Caso seja escolhido o gênero de ficção científica como “base” da narrativa do livro, há algumas características que devem aparecer ao longo da obra. 


Por isso, responder a cada um dos detalhes e a cada uma das ideias que apareceram no brainstorming é muito importante para um resultado satisfatório. Segundo Steve Jobs, “criatividade é a arte de conectar ideias”. 


Criação dos personagens e da ambientação


O processo de criação dos elementos da narrativa é, de fato, complexo, mas importantíssimo. 


Depois do esboço e com o objetivo da história já estabelecido, os personagens devem ser desenvolvidos para que eles não fujam do contexto. Confira, aqui, um roteirinho indispensável para a criação dos seus personagens.


Ainda, a ambientação e/ou o cenário narrativo precisam ser bem-feitos para que os leitores sejam convidados a fazer parte daquela história. Eles precisam se identificar com o que está sendo dito — aqui entra, novamente, a importância da linguagem, que será somada a todos os outros elementos narrativos.  


Coloque em prática


Como o tempo dedicado à escrita será longo, é válido ter um espaço exclusivo e tranquilo para escrever e a criatividade não ser interrompida.  


Assim, com o planejamento, o esboço e um ambiente confortável para escrever, coloque a sua ideia em prática. Por fim, não se esqueça da revisão ortográfica do seu livro

Escreva o seu livro com a Epublik!


Agora que você sabe por onde começar, conte com a Epublik na hora de escrever! Com a nossa plataforma de autopublicação, você tem acesso a diversas ferramentas exclusivas, incluindo revisão ortográfica.


E sabe o melhor? Você só paga quando concluir sua produção! Ou seja, você consegue escrever um pouquinho por dia — como definiu no seu planejamento —, sem precisar tirar dinheiro algum do bolso!


Não perca mais tempo para criar sua história! Escreva o seu livro com a Epublik!

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
3894

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
529

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
501

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
437

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal