Encontrar o título ideal para uma obra literária não é uma tarefa simples, uma vez que demanda criatividade e referências para identificar o mais apropriado.
Não é em todos os momentos que a nossa criatividade está aflorada, no entanto, é crucial destacar que a seleção do título é uma etapa fundamental no processo de criação.
Isso porque quando ele é bem pensado, pode atrair a atenção dos leitores, comunicar a essência da história, despertar a curiosidade e até mesmo impulsionar nas vendas do seu livro!
Neste artigo, a Epublik traz dicas essenciais e inspiradoras para te ajudar nesse processo. Vamos lá?
Basicamente, o título do livro é a base essencial da história que você está criando. Ele atua, basicamente, como a porta de entrada para atrair a atenção dos leitores e instigá-los a abrir a primeira página da sua obra.
Se ele não for atrativo ou não fizer sentido, claramente não atrairá leitores e compradores.
Por isso, é importante dedicar um tempo para pensar nele e considerar diferentes opções que podem fazer uma grande diferença no sucesso e na recepção do seu livro.
1. Escolha um tema que faça sentido com a história
Ao escolher um título, o primeiro passo é pensar que ele precisa se adaptar ao gênero e a história que está sendo contada.
É preciso não fugir do tema para não confundir os leitores quando eles estiverem folheando as páginas.
Por exemplo, uma história de suspense pode ter um título mais misterioso, enquanto uma comédia pode ter uma pegada mais leve e divertida.
2. Seja criativo
A criatividade é crucial para se destacar em meio a tantas outras obras.
Um título criativo pode despertar a imaginação do leitor e gerar um senso de curiosidade, que os levará a querer descobrir sempre mais.
Para despertar a curiosidade dos leitores e incentivá-los a querer saber mais sobre a história, use palavras interessantes e que levantem questões.
Além disso, evite palavras complicadas e confusas.
3. Utilize palavras de impacto
Aproveite expressões ou frases marcantes da narrativa para encontrar palavras de impacto que possam enriquecer o título.
Muitos escritores descobrem palavras e expressões poderosas enquanto vão se aproximando do término da obra, e, por isso, é essencial reservar essa etapa para a fase final da escrita.
4. Tenha variadas opções
Experimentar diferentes opções pode trazer insights valiosos. Dessa forma, é importante fazer uma lista de variadas possibilidades e testar cada uma delas para você ir selecionando até chegar na melhor opção.
Essa etapa pode te ajudar a identificar qual título tem mais potencial para atrair um público!
Após ter escolhido o título e finalizado a obra, chegou a hora de pensar onde você quer publicar seu livro. A Epublik é uma plataforma completa de auto publicação com recursos inteligentes e práticos para dar vida às suas histórias.
Venha aproveitar a Epublik para compartilhar suas narrativas com o mundo!