É muito difícil conhecer alguém que nunca tenha ouvido falar sobre a saga de Harry Potter ou desconheça o clássico Pequeno Príncipe. Isso porque os dois se encaixam na categoria de “best-seller” (“o mais vendido”, em tradução livre).
No universo da literatura, esse termo aparece com frequência — seja entre os escritores ou entre os leitores. E você sabe o que é um livro best-seller? Ou qual é a diferença dele para outras obras?
Para você entender tudo acerca desse conceito e saber mais sobre como criar um livro com potencial para se tornar “o mais vendido”, a Epublik preparou um texto completo!
É comum encontrar o termo “best-seller” para referenciar um livro de sucesso. E, de fato, esse conceito diz respeito às obras que alcançam números expressivos de vendas.
Em geral, esse tipo de título literário se configura entre os mais vendidos e populares de um determinado país. Em alguns casos, graças às vendas, ele se torna internacionalmente reconhecido.
Vale destacar que muitas pessoas sonham com o reconhecimento no mercado editorial, que é, sem dúvidas, influenciado pelas vendas. Afinal, quanto mais as pessoas compram, gostam e divulgam um determinado livro em seus núcleos interpessoais, maior a chance das vendas aumentarem, e, consequentemente, ele se tornar mais conhecido.
Na verdade, é muito difícil mensurar a quantidade de vendas de uma obra literária. Isso porque, para ter um número exato dos exemplares vendidos, seria necessário analisar todos os pontos-de-venda — seja do mundo ou de um determinado país. O que demanda altos custos.
Por isso, em geral, é estabelecido uma média de vendas para que a obra seja categorizada como um best-seller. No Brasil, segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), um título que vende um total de 15 mil exemplares pode se tornar um best-seller.
Hoje em dia, com tantos canais digitais e redes sociais, é mais fácil encontrar meios potentes de divulgação — o que impactará diretamente no número de exemplares vendidos.
Um grande destaque atualmente é o BookTok, comunidade leitora do TikTok. Por exemplo, “É Assim que Acaba”, da norte-americana Colleen Hoover, é um dos títulos mais comentados no BookTok e foi o livro mais vendido do mundo em 2022. Esse é apenas um dos casos que mostra como a rede social é uma ótima opção para quem quer aumentar o número de leitores de uma obra.
Portanto, para transformar um livro em um best-seller, é possível apostar nos canais digitais e encontrar um público sólido e fiel, que ajudará organicamente na divulgação desse título literário.
Agora você pode estar se perguntando: como se destacar em relação aos outros livros disponíveis no mercado e ter um expressivo número de vendas? Seguindo alguns passos para deixar sua obra marcante e popular!
Confira, abaixo, algumas das características mais comuns de um best-seller:
De fato, é muito difícil criar um universo complexo, como é o caso de Harry Potter. Mas o público busca por assuntos interessantes, narrativas que despertam a curiosidade e/ou histórias relevantes.
Se for um livro de não-ficção, não precisa ser referente a algo muito famoso, mas a algo que seja curioso para os leitores. Se for uma ficção, a originalidade e a autenticidade chamam a atenção das pessoas. As histórias clichês, caso bem desenvolvidas, também podem ser boas apostas.
Além do conteúdo interessante, é importante que a obra esteja bem escrita. Ainda, é válido apostar em uma linguagem acessível para tornar a leitura leve e dinâmica — o que agrada grande parte dos leitores.
Não complique a narrativa com palavras difíceis, pois isso pode fazer com que as pessoas percam o interesse na obra.
No entanto, essa regra não se aplica a qualquer livro. Dependendo da finalidade, uma linguagem mais formal e rebuscada pode ser a mais adequada, como é o caso de produções acadêmicas.
Seja criativo! Em todo o processo da construção de uma obra literária, é muito válido se apoiar na criatividade, principalmente em gêneros de ficção. Encontre caminhos diferentes para um personagem, aposte em uma narrativa mais original e tente considerar, inclusive, um plot twist.
Na hora de começar a desenvolver seu próprio livro, faça um bom planejamento. É fundamental “desenhar” todos os detalhes: dos personagens e cenário à narrativa.
Assim, fica mais fácil construir uma história com potencial de ser reconhecida, visto que, com uma boa estrutura, o leitor será convencido sobre a relevância daquela obra, mesmo fictícia.
Caso seja um livro de não-ficção ou uma ficção baseada em fatos reais, pesquisa e dados são dois pontos indispensáveis. O público precisa sentir que as informações são genuínas.
Muitos dos best-sellers são conhecidos por seus ensinamentos ou pelas questões reflexivas apresentadas, como é o caso do Pequeno Príncipe. Por isso, uma boa alternativa pode ser tentar desenvolver reflexões relevantes para a sua história.
Geralmente, a principal diferença diz respeito à linguagem. Se a leitura for dinâmica e fácil, mais pessoas vão se identificar com o que está sendo dito, o que tornará o livro mais popular e vendável.
Segundo o Livro Guinness dos Recordes, a Bíblia é o livro mais vendido da história, com mais de 5 bilhões de cópias vendidas. Mas, além dela, existem outros grandes sucessos literários.
Confira, abaixo, exemplos de best-seller:
Dom Quixote (1605), de Miguel de Cervantes: mais de 500 milhões de cópias vendidas;
Um conto de duas cidades (1859), de Charles Dickens: mais de 200 milhões de cópias vendidas;
O Alquimista (1988), de Paulo Coelho: mais de 150 milhões de cópias vendidas;
O Pequeno Príncipe (1943), de Antoine de Saint-Exupéry: mais de 140 milhões de cópias vendidas;
Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997), de J. K. Rowling: mais de 107 milhões de cópias vendidas;
O Hobbit (1937), de J.R.R. Tolkien; mais de 100 milhões de cópias vendidas.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre as dicas de como criar o seu próprio best-seller, você pode utilizar a plataforma de autopublicação da Epublik. Nela, você encontra todos os recursos necessários para desenvolver a sua história.
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