Plot twist: como surpreender leitores com reviravoltas na narrativa?

21/07/2023 13:25
6 min.
193
Que tal inserir uma reviravolta em seu livro? Conheça o plot twist e entenda como ele pode ser um aliado da sua narrativa. Saiba mais com a Epublik!

Que tal inserir uma reviravolta em seu livro? Conheça o plot twist e entenda como ele pode ser um aliado da sua narrativa. Saiba mais com a Epublik!

Nada como uma grande reviravolta (também conhecida como “plot twist”) para prender a atenção do público e envolvê-lo em uma história única e original

Exemplo disso é Amanhecer: Parte 2. Em 2012, grande parte dos brasileiros aguardava ansiosamente pelo último filme da saga Crepúsculo. Havia muita expectativa em relação ao longa-metragem, que conseguiu surpreender significativamente os espectadores, visto que a batalha épica entre os Volturi e os Cullen não passou de imaginação. E isso é o que podemos chamar de “plot twist”. 

Esse não é o único caso clássico de uma reviravolta surpreendente. Lembra d’A Favorita, novela da Globo protagonizada por Claudia Raia e Patrícia Pillar? Nessa produção, a história induzia o público a acreditar que Flora (Patrícia) era inocente, mas, na verdade, ela era a grande vilã. O plot twist foi, inclusive, combinado previamente pelo autor João Emanuel Carneiro e pelas atrizes Claudia e Patrícia, que esconderam esse segredo de todo mundo.

E aí, ficou com vontade de inserir um plot twist na sua história e surpreender os leitores com uma grande reviravolta? Então continue a leitura desse texto que a Epublik te traz detalhes desse elemento narrativo e dá dicas de como utilizá-lo em seu livro!


O que é um plot twist?

Plot twist diz respeito a alguma mudança em uma narrativa — seja de livro ou de produções audiovisuais — que subverte expectativas. Desse modo, o leitor é induzido a acreditar em um fato, ou em uma realidade, que não será verdadeiro.

Por isso, vale lembrar: o objetivo não é causar surpresa, mas convencer de que seu enredo é, de fato, aquele ‘falso’. Ser surpreendente é uma consequência desse recurso narrativo.

Assim, todos os eventos, momentos e situações que vêm antes da “surpresa” devem ser suficientemente persuasivos para que o leitor se sinta “chocado” com a revelação quando ela acontecer


Quando utilizar esse recurso?

Em geral, os autores preferem inserir as reviravoltas próximo ou junto ao desfecho da narrativa para encerrar o livro de modo que os leitores fiquem boquiabertos

No entanto, isso não é uma regra. É possível utilizar esse elemento quando achar mais pertinente para a história. Desde que seja mantida a característica de subverter a expectativa do leitor, o recurso pode aparecer no início ou no meio do desenvolvimento da narrativa. 


Como inserir um plot twist na narrativa?

De fato, apostar em uma reviravolta não é uma tarefa fácil. É preciso equilibrar o ato de ‘enganar’ o leitor, sem fazer com que ele seja totalmente confundido, porque ele pode não gostar de um exagero de enganos. Mas, sem dúvidas, encontrar esse meio-termo pode ser complicado

Por isso, vale mesclar pistas sobre o fato verdadeiro enquanto o leitor é convencido de uma realidade equivocada. A partir de uma ambientação e de situações bem construídas, pode-se conferir uma sensação de “segurança na história”.

Uma boa dica pode ser deixar o cenário “falso” em maior evidência e as pistas da “realidade” inseridas em momentos inesperados. Essas pequenas inserções também podem aparecer quando o leitor está focado em outra situação da narrativa, o que vai fazer com que ele não se atente aos detalhes.

Ainda, tente desenvolver uma história original. Isso porque o público já carrega uma série de expectativas pré-existentes, que são frutos do consumo popular de outras histórias. Um exemplo clássico disso é aquela mocinha que, ao final, era a grande vilã. 


Dicas para utilizar o recurso 

Confira, abaixo, algumas sugestões de como recorrer a esse elemento narrativo:


  • estabeleça uma expectativa clara: desenvolva uma história estável e consistente, que faça os leitores assumirem algumas suposições de como será o desenrolar da narrativa;


  • tenha personagens confiáveis: figuras sólidas e coerentes, sempre bem construídas e com objetivos evidentes, são fundamentais para que o plot twist seja ainda mais impactante;


  • cuidado com excessos: é válido, também, evitar uma sequência de reviravoltas, pois isso pode deixar o leitor desgastado. Quanto mais bem definido o plot twist, mais surpreendente será a história. Por isso, às vezes, o ideal é investir em apenas uma revelação chocante;


  • crie uma atmosfera de expectativa: não entregue nada de bandeja, aposte no suspense e em cenas com bastante tensão. Assim, a narrativa ficará ainda mais interessante para o leitor;


  • atenção para não extrapolar o universo da história: a ambientação e o contexto são fundamentais para que a reviravolta não saia daquela contextualização apresentada. Se for um plot twist muito infundado e sem coerência interna, certamente vai desagradar o público;


  • é possível explorar as consequências: para os autores que quiserem desdobrar o plot twist, vale desenvolver as ramificações dessa reviravolta. Isso pode dar uma nova direção à história ou um aprofundamento de uma determinada situação.


Exemplos de plot twist

Há uma gama de grandes clássicos que tiveram plot twists memoráveis. E atenção para spoilers: os textos abaixo contêm informações centrais das produções citadas como exemplos

O filme Clube da Luta (1999) é uma referência quando o assunto é plot twist. Na produção, o público descobre que o personagem Tyler Durden é fruto da imaginação de Edward, e os dois são a mesma pessoa. Tyler é, na verdade, parte da dupla personalidade de Edward. A revelação é chocante e surpreende os espectadores. 

Clássico da televisão brasileira, a novela Avenida Brasil também apresentou uma reviravolta chocante. Apesar da briga entre Nina (Debora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves), o grande vilão o tempo todo foi Santiago (Juca de Oliveira), que guiava todas as ações de Carminha.

Outro grande plot twist da história da televisão acontece em How I Met Your Mother. Ao longo das nove temporadas, o público acompanha Ted contando sobre como encontrou a mãe de seus filhos, Tracy McConnell. Mas, desde o início, a personagem estava morta. 

Esses exemplos mostram que detalhes sutis da narrativa podem ser essenciais para um final chocante: uma realidade inesperada, um vilão diferente ou uma morte chocante.


Quer escrever seu plot twist? Use a Epublik!

Que tal colocar as dicas em prática e ter um livro original e com uma reviravolta surpreendente? 

Escreva seu livro na plataforma da Epublik e desfrute de todas as ferramentas de que você precisa para criar seu livro com um plot twist inesquecível!

                                                                   https://epublik.com.br/


Tags:

Plot twist

Reviravoltas narrativas

Dicas para escritores

Como criar um plot twist

Exemplos de reviravoltas

Dicas para narrativas

Desenvolvendo suspense na história

Dicas para escrever livros

Aplicativo para escrever livros

Escrever livros

Quero publicar um livro

Quero escrever um livro

IA para escrever livros

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
6189

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
838

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
780

Como escrever um livro de ficção científica?

22/06/2023 23:33
651

Romance, ficção e mais: conheça os gêneros literários