A importância da criatividade na escrita

criatividadecriatividade2
21/09/2022 18:01
3 min.
165
criatividade

Afinal, o que é “criatividade”?

A criatividade, em essência, é uma ferramenta para a resolução de problemas. É um substantivo que define a capacidade de criar e inventar, inovar, reinventar ou tornar ainda melhor o que já existe.

Porém, o processo de manifestação criativo não é algo, muitas vezes, simples, ele demanda repertório e disciplina. É preciso procurar soluções autênticas para os novos problemas. A criatividade é associada a ideias autênticas e originais e, o melhor de tudo, ela pode e deve ser desenvolvida por qualquer pessoa. Todo mundo é criativo! Todo mundo nasce com a possibilidade de criar e encontrar soluções inesperadas.

Albert Einstein dizia que “a criatividade é a inteligência se divertindo”, e essa é uma excelente definição. A criatividade surge da combinação de um conjunto de elementos, experiências, informações, referências e, principalmente, repertório. Nenhuma boa ideia surge por acaso. Geralmente, as grandes ideias são combinações de padrões, processos ou soluções que já existem.


Qual a relação entre a criatividade e a escrita?

Escrever é um ato que exige disciplina, dedicação e inspiração. A criatividade tem a ver com a resolução de problemas de maneira original. Pronto! Esse é o ponto de tangência. Com o auxílio de soluções criativas, qualquer história, conto, poesia ou crônica torna-se mais interessante.

Uma premissa e um argumento criativo podem atrair leitores para sua obra com poucas linhas lidas. Muitas histórias já foram contadas, portanto incluir um ponto de vista diferente é fundamental para atrair leitores para sua obra.

Um grande exemplo da criatividade na literatura são os plot twists.

Plot twist é uma mudança radical na direção esperada ou prevista do enredo de um romance, filme, série de televisão, quadrinho, jogo eletrônico ou outra obra narrativa. É uma prática muito usada para manter o interesse do público na obra, para normalmente surpreendê-lo com uma revelação surpresa. O plot twist exige criatividade para surpreender o público.

Como desenvolver a criatividade?

Ser criativo é a qualidade da pessoa que pensa diferente, fora da caixa, e busca inovar para sair do padrão esperado para oferecer resultados mais positivos e originais. E como ser criativo?

A resposta é: estudando e aprimorando o olhar! A criatividade pode ser algo nato, mas também é possível encontrar formas de melhorar e deixar em evidência o potencial criativo de qualquer pessoa. 

Uma das principais formas de se conseguir resultados mais criativos é abrir mão de uma linha de raciocínio mais lógico e deixar de lado pré-julgamentos que podem impedir o nascimento de ideias inovadoras e diferentes. 

Para se manter criativo, é preciso pensar fora da caixa, criar o hábito de sair da sua zona de conforto, se expor a novos estímulos e explorar novas realidades constantemente.

 

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
3894

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
529

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
501

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
437

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal