5 dicas para escritores iniciantes

13/10/2022 12:34
3 min.
144

.

A arte é um alimento para a alma, por isso é comum encontrar pessoas que fazem do cinema, da literatura ou do teatro, companhia nos momentos de lazer. A arte expande os sentidos e amplia nossos pensamentos, e é comum, principalmente quando jovem, almejar viver de arte.

E para começar, já temos uma constatação: se você deseja evoluir como hobby ou quem sabe viver de literatura, do cinema ou do teatro, o princípio de tudo está na palavra.

Seu objetivo é dar os primeiros passos na criação de conteúdo através das palavras? Confira nossas dicas preciosas!

1 – Crie uma rotina para ler e para escrever

Maus leitores nunca vão escrever bem. Se você não tem o costume de ler, chegou a hora de criar uma rotina de leitura. Ler bons livros vai te dar bagagem e repertório para desenvolver o seu estilo. Separe pelo menos 15 minutos diários para ler, essa atitude fará todo sentido quando você perceber os livros lidos se empilhando na estante.

Além disso, crie uma rotina para escrever. Consigo 3 vezes por semana? Ótimo. Prefere escrever no notebook ou em cadernos? Você escolhe, o importante é exercitar a escrita. Assim como os músculos, a sua capacidade de escrever não evolui sem estímulos.

Sobre o que você vai escrever? 

1 – Escreva sua opinião sobre as notícias.

2 – Escreva contos ou crônicas.

3 – Escreva poesia.

Siga sua intuição e dê vida as ideias! 

O importante é acumular horas de dedicação. Bons escritores precisam transpirar.

 

2 – Tenha um bloco de anotações e anote tudo 

Ideias, se não forem anotadas, se perdem. Não confia na sua memória, te garanto que ela irá te trair. Anote tudo! Pode ser uma frase, um pensamento, um fragmento de história, uma notícia, uma constatação ou qualquer informação que achar necessário. 

Tenha um bloquinho de informações, anote no celular ou em um caderno, mas é fundamental que suas anotações estejam juntas, assim, em algum momento você terá uma série de pequenas peças que podem formar o quebra-cabeças de um conteúdo riquíssimo.

 

3 – Tenha um arquivo com tudo o que você escreveu 

Encheu um bloquinho inteiro com ideias mirabolantes? Excelente, bora para o próximo! 

Ter um arquivo com tudo o que você tem escrito será um grande aliado quando você precisar de um novo projeto ou ideia. 

 

4 – Releia seus textos antigos

Como disse anteriormente, nossa memória pode nos trair, então reler os textos ou fragmentos antigos cria novos insights de conteúdo. Crie o hábito de, com alguma frequência, uma vez por ano, ou quando terminar um novo caderno, de reler o conteúdo que você escreveu. Além de nostálgico, você também se sentirá orgulhoso (a) do seu feito. 

 

5 – Escrever é começo, meio e fim

Escrever envolve todo um processo criativo. É necessário ter um insight ou uma ideia, colocá-la no papel, criar um primeiro esboço e depois, lapidar as palavras em busca do formato e do conteúdo exato que você deseja.

Quando o conteúdo escrito está pronto, você tem 50% do processo feito. Agora é necessário PUBLICAR! Enquanto você não publica seu conteúdo, ele fica perdido no limbo do HD do seu notebook ou preso em uma gaveta. PU-BLI-QUE!

Publicar é o parto do seu conteúdo, a vida só existe a partir dali. É quando ele é exposto para avaliação e apreciação das pessoas. 

Seu conteúdo não pode ser só seu, ele só terá valor quando apreciado por outras pessoas. 

Escrever é começo, meio e fim. 

Escrever é o começo, publicar é o meio e o fim.

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
3894

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
529

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
501

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
437

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal