O Guia das Distopias

24/10/2022 12:16
3 min.
166

Parte 1

Para os amantes da literatura, as distopias, com certeza, foram fundamentais para a formação literária. Com temas polêmicos e no contexto de sociedades totalitárias, as distopias também estão presentes no audiovisual, como na série Black Mirror.

Quer entender um pouco mais sobre o que significa uma distopia? Bora em frente!

Uma obra literária distópica é um subgênero da ficção-científica e, de forma geral, traz uma narrativa de ficção sobre sociedades futuristas caracterizadas pelo desenvolvimento da técnica e por regimes políticos ditatoriais, nas quais o Estado e a sua classe dominante utilizam de ferramentas da Ciência e da razão para o controle das massas. A padronização de condutas e de comportamentos sociais e a normalização e reprodução das desigualdades são temas recorrentes nessas narrativas.

No grego antigo, distopia significa “lugar ruim”. A palavra é usada para descrever um lugar, uma época ou uma sociedade imaginária, onde os personagens vivem, em alguns casos, de forma precária, sob um regime autoritário, em que tudo está organizado de uma forma opressiva e assustadora.

Distopia é o oposto de utopia, sacou?

As distopias e os seus desdobramentos temáticos são o mote de alguns dos maiores clássicos. Esse tema traz à tona discussões fundamentais para a nossa sociedade.

Hoje, vamos começar com os clássicos Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, e 1984, de George Orwell.

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de Aldous Huxley

Publicado em 1932, Admirável Mundo Novo é uma ficção que retrata um futuro distante, bastante tecnológico, em que existe um forte controle por parte do governo, não só das ações das pessoas, mas também do psicológico.

Nesse mundo altamente hierárquico, repleto de castas, bem semelhante a Índia, as pessoas não são capazes de mudar de classe social e, consequentemente, de vida.

Outro ponto fundamental dessa obra é a SOMA, uma espécie de droga ou medicamento servido diariamente para manter a população alienada.

Com um cenário forte, esse é um livro indicado para aqueles que desejam conhecer mais sobre as origens da distopia. Huxley é certamente um dos maiores escritores da História, e conhecer esta que é considerada por muitos como sua principal obra é um dever de qualquer escritor.

 1984, de George Orwell

1984 é, provavelmente, a Monalisa de George Orwell.

O autor, exímio autor, tem outra clássica distopia escrita: o também clássico A revolução dos bichos, mas é 1984 a sua obra mais cultuada.

Nessa obra, Orwell traz uma sociedade dividida em três territórios constantemente em guerra, contexto que lhe permite gestar uma de suas principais críticas: guerras são criadas para manter uma sociedade satisfeita com gastos ilimitados. A sociedade de 1984 é inspirada nos regimes totalitários vigentes entre as décadas de 1930 e 1940.

Você sabe de onde vem o termo BIG BROTHER?

Considerado um clássico, esse livro é base para diversas outras obras do gênero. Além disso, foi a partir desse livro que o conceito de “Big Brother – o Grande Irmão” foi criado, uma vez que, no livro, as pessoas são vigiadas constantemente, mesmo no conforto de seus lares.

“Guerra é Paz.

Liberdade é Escravidão.

Ignorância é Força”

1984, de George Orwell

 

E aí, curtiu?

Já conhecia essas distopias?

Deixe o seu comentário e bora fomentar uma comunidade de amantes dos livros!

 

Mais Lidos

13/07/2023 16:10
3925

Conheça seis escritores baianos atuais para se inspirar

10/10/2023 21:46
530

Cinco autores nacionais que marcaram a literatura infantil

13/07/2023 20:01
505

Como escrever um livro de ficção científica?

05/06/2023 19:31
439

Amor à primeira vista: dicas de como fazer a capa de livro ideal