A história do Brasil é marcada por diversos fatos e períodos, sendo a Independência do Brasil um marco histórico que definiu a trajetória política e social do país.
Isso porque, em 7 de setembro de 1822, o príncipe regente Dom Pedro de Alcântara (D. Pedro l), declarou a separação do Brasil com o Império Português, tanto politicamente como economicamente, encerrando séculos de domínio colonial.
A data ganhou tanta importância que foi instituída como o "Dia da Independência" e tornou-se um feriado nacional através da Lei Federal 662, publicada em 7 de abril de 1949.
Existem livros nacionais que explicam mais sobre a história da Independência do Brasil e o desenvolvimento do país. A Epublik separou alguns com diferentes vertentes para leitura. Confira!
A obra intitulada “Independência do Brasil", escrita por João Paulo Pimenta, doutor e especialista em história pela Universidade de São Paulo (USP), retrata, por meio de 160 páginas, perspectivas completas, em uma versão mais atualizada, sobre a data de 7 de setembro.
O autor menciona os fatos por meio das figuras importantes do evento e também por personagens pouco conhecidos que tiveram grande participação no momento.
Considerado o livro do meio da trilogia iniciada com “1808” do jornalista Laurentino Gomes, a obra “1822” conta detalhes, em uma linguagem acessível, sobre a história do país e explica como os problemas estruturais ainda influenciam a realidade atual.
Fruto de dez anos de pesquisas feitas pelo autor, o livro de 376 páginas ficou tão conhecido que venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem.
O diplomata e historiador pela Universidade de Brasília (UNB), Hélio Franchini Neto, autor de “Independência ou Morte: Política e Guerra na Emancipação do Brasil”, retrata em seu exemplar um panorama da situação sociopolítica do Brasil durante a separação da colônia e do reino.
Com 673 páginas, o livro traz detalhes da Independência Brasileira sob a ótica dos políticos e militares.
Relatando a história da emancipação política brasileira, a obra “Independência Brasileira: novas dimensões” do autor Jurandir Malerba, professor e mestre em história pela Universidade de Ouro Preto (UFOP) abrange, em 342 páginas, as perspectivas historiográficas inovadoras do país, como o peso das dimensões simbólicas, étnicas e culturais, a formação da opinião pública e muito mais!
Por fim, o exemplar “Crise Colonial e Independencia: 1808-1830”, de 280 páginas escrito pela antropóloga e historiadora, Lilia Moritz Schwarcz, cita a história da Independência do Brasil de um modo reflexivo, destacando os aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e relações internacionais do país.
Este é o primeiro volume dos seis livros que fazem parte da coleção “História do Brasil Nação". Além disso, conta com textos de autores como Alberto da Costa e Silva, Lúcia Bastos Pereira das Neves e Rubens Ricupero.
Agora que você conheceu alguns livros sobre a história do nosso país, conte com a nossa plataforma de auto publicação para começar a escrever seus livros.
Aqui, você tem acesso a diversas ferramentas exclusivas, incluindo revisão ortográfica.
Não perca mais tempo para criar sua própria história ou contar a história do Brasil! Escreva o seu livro com a Epu